Icon 53e9fb4e 4f9e 4094 8e18 94140d8279ae

Cia dos Clownáticos

Categorias
Cidadania e Defesa de Direitos, Infância, Saúde e Nutrição
Criado em
20/02/2017

Cia dos Clownáticos une arte com solidariedade e leva amor, carinho e felicidade à instituições, além de donativos arrecadados por meio de espetáculos teatrais.
Abrigos, casas de apoio a pessoas doentes, asilos… Instituições como essas sempre precisam de colaborações, desde alimentos a um simples gesto de carinho e amor. Foi pensando nas pessoas que vivem nesses lugares que o advogado Alexandre Cardoso fundou, em setembro de 2014, a Cia dos Clownáticos, que faz apresentações teatrais com palhaços para arrecadar donativos.
O advogado, que atua no mundo do direito há oito anos, também tem uma formação pra lá de especial: ator. Com essa segunda profissão, Alexandre foi voluntário em duas ONGs e sentiu vontade de praticar o bem com ainda mais intensidade. Foi assim que ele conectou duas paixões.
“Peguei o que eu fazia nas entidades e uni com a minha formação de artes, que eu amo muito. Houve, portanto, uma junção de solidariedade e humanização com a arte. Por isso criei a Cia dos Clownáticos”, contou Alexandre, que ainda explicou que o nome da organização vem da palavra em inglês clown, que significa palhaço, como fanáticos.

Para seguir em frente, o advogado convidou alguns amigos para se tornarem voluntários. “Fazer solidariedade hoje no Brasil é muito difícil, você tem que ter muito amor e comprometimento. Comecei chamar algumas pessoas e então nós formamos diretorias artística, de mídia e comunicação, financeira e de parceira”, comentou o advogado.
A companhia é formada por voluntários de duas espécies: Clowns, que fazem as apresentações efetivamente, e Anjos, que não se apresentam, mas dão suporte, fazem a produção e são muito importantes.
O objetivo é a arrecadação de doações por meio de produções e apresentações de espetáculos de clown em locais apropriados, como clubes, teatros, espaços corporativos, entre outros. Os donativos a serem recolhidos vão sempre de acordo com o que a instituição beneficiada está precisando com maior urgência.
As organizações auxiliadas são escolhidas por meio de avaliações da companhia. “As próprias entidades nos procuram e os voluntários também indicam algumas. Para entrar no quadro de beneficiados é preciso se encaixar no nosso quadro de critérios. Fazemos uma visita para saber como é essa entidade e tentamos nos adequar para saber o que esse lugar precisa. A partir disso, fazemos o cadastro”, esclareceu o fundador da Cia dos Clownáticos.
Após o final de cada ação, a companhia entrega todos os produtos doados para a entidade. Nesse dia especial, todos os voluntários fazem uma “transformação” no lugar, o que também faz parte da missão da companhia. Eles, então, apresentam novamente a peça que deu origem aos donativos e levam amor, carinho e felicidade.
Existem também as arrecadações prévias, que são feitas antes mesmo da realização dos espetáculos para entidades que necessitam urgentemente dos donativos. Assim, as apresentações acontecem na data de entrega dos materiais doados.
Além de fazer as peças e arrecadar doações, a companhia também faz uma manutenção das ações. É outra vertente dos Clownáticos, uma forma de não abandonar a entidade. Para isso, os voluntários realizam visitas periódicas e oferecem oficinas de artes e pequenas apresentações.

Para se tornar integrante da Cia dos Clownáticos basta ter vontade de ajudar. A organização promove o Encontro dos Anjos para receber pessoas interessadas. Nessa reunião, que acontece a cada três meses em instituições parceiras, os novos voluntários são convidados a fazer uma reflexão sobre alguns valores, é um treinamento.

MAIS INFORMAÇÕES:
https://www.facebook.com/CiadosClownaticos?fref=ts

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se