Itaú Solidário. Ano após ano, estimulando a destinação de recursos para o desenvolvimento social.

Confira aqui os resultados da campanha Itaú Solidário 2010.

Com base na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa Itaú Solidário vem, há seis anos, incentivando o exercício da cidadania e facilitando a destinação de parte de impostos e doações dos colaboradores do Itaú a projetos sociais indicados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCAs.

Os Fundos para a Infância e Adolescência (FIA), administrados pelos CMDCAs, são o mecanismo utilizado para a destinação financeira a esses projetos, que contam, dentre as fontes de recursos para sua composição, com as contribuições dedutíveis de IR de pessoas físicas e jurídicas.

Pelo Itaú Solidário, o colaborador Itaú pode escolher para qual projeto fará a sua destinação e, por meio dos Comitês Itaú Solidário, que são grupos formados por funcionários voluntários nas localidades parceiras, poderá acompanhar como o recurso será aplicado.

Assim, se você declara Imposto de Renda pelo modelo completo, pode destinar até 6% de seu imposto devido.

Quem declara IR pelo modelo simplificado não pode usar esse mecanismo fiscal, mas pode participar do Itaú Solidário fazendo doações a partir de R$ 10 – assim com quem é isento de IR.

Objetivos

  • Estimular o exercício da cidadania
  • Contribuir com políticas sociais na área da infância e adolescência
  • Estimular e facilitar a destinação de recursos dos colaboradores Itaú para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCAs) parceiros

Premissas

  • Parceria com CDCAs
  • Possibilitar que todos os colaboradores Itaú destinem recursos para quaisquer projetos apresentados em campanha; o CDCA é soberano na indicação de projetos
  • A participação nos Comitês Itaú Solidário e as doações/destinações de recursos em campanha são voluntárias

Saiba mais

Conselhos e Comitês
Evolução do Programa

Confira aqui as fotos do Encontro Nacional do Itaú Unibanco Solidário, realizado em 2008.