O que é o Programa Voluntários Itaú Unibanco?

24/08/2005 16:48

O Programa Voluntários Itaú Unibanco foi criado para apoiar o engajamento em ações sociais de todos os funcionários e aposentados do Itaú Unibanco. O Programa existe para fortalecer o exercício da cidadania, apoiando e consolidando a participação social como um importante compromisso entre nossos colaboradores. Veja aqui as possibilidades de atuação!

Iniciativa: Fundação Itaú Social
Parceria: Área de Recursos Humanos
Apoio: Instituto Unibanco
Coordenação técnica: CVSP
Coordenação: Comitê Itaú de Apoio ao Voluntariado

Você também pode ajudar na gestão do Programa Voluntários Itaú Unibanco.
Acesse a ação do Comitê Itaú Unibanco de Apoio ao Voluntariado e participe, deixando seus comentários e sugestões no Fórum de Discussões!

Objetivos

  • Apoiar o engajamento dos funcionários do Banco Itaú Unibanco em ações sociais;
  • Fortalecer o exercício da cidadania e estimular a participação social;
  • Conscientizar sobre a importância da responsabilidade social;
  • Reforçar o comprometimento do Banco com as ações comunitárias;
  • Inserir o funcionário voluntário no contexto da Fundação Itaú Social.

Premissas

  • A gestão do programa é realizada pelo Comitê Itaú Unibanco de Apoio ao Voluntariado, grupo composto por 13 pessoas de diferentes cargos e áreas do Itaú Unibanco;
  • A opção pelo trabalho voluntário é decisão individual e absoluta do funcionário, não havendo relação direta com seu encarreiramento no Itaú Unibanco;
  • O trabalho voluntário será sempre executado em horário diferente do horário de trabalho no Itaú Unibanco.

História do Programa

O Programa Voluntários Itaú Unibanco integra as iniciativas de estímulo ao voluntariado promovidas pela Fundação Itaú Social e pelo Instituto Unibanco. Desde 2009, as oportunidades de atuação voluntária promovidas por essas instituições são disponibilizadas a todos os colaboradores Itaú Unibanco em um único programa.

Na Fundação Itaú Social, o programa surgiu a partir do interesse dos colaboradores do Banco em participar de movimentos de transformação social e de solidariedade.

A partir de um projeto piloto desenvolvido em 2003, na Administração Central do Banco, em São Paulo, o programa foi sendo estendido gradualmente. Com o apoio de organizações sociais e outras empresas parceiras, foram desenvolvidas diversas oportunidades de trabalho voluntário estruturadas para os colaboradores da capital paulista, como as oficinas de Informática, Inglês, Consumo Responsável, Uso Consciente do Dinheiro, Clube do Livro, Ingresso ao Mercado de Trabalho, entre outras.

Em agosto de 2005, o Programa começou a ser expandido para a rede de agências. Em 2008, foram realizados os Encontros Itaú Voluntário, provocando a troca de experiências entre os colaboradores dos doze maiores municípios com presença do Banco. Em 2009, para dar continuidade às ações do ano anterior e proporcionar a oportunidade de experimentar o trabalho voluntário a mais colaboradores, foram realizadas as versões-piloto do Sábado Voluntário. Em 2010, os grupos de voluntários já atuantes em cada município começam a evoluir para os Núcleos de Ação Social.

No Instituto Unibanco, as atividades de voluntariado têm origem no SuperAção Social, um movimento de solidariedade criado em 2001 por iniciativa de colaboradores do Banco, que se reuniam em grupos para promover ações assistenciais, culturais e recreativas. Em 2005, foi lançado o programa de voluntariado, de forma a disseminar a atitude socialmente responsável entre os profissionais e estimular a participação voluntária em projetos sociais na área educacional, foco prioritário das atividades sociais da organização.

Com a criação do programa, os colaboradores começaram desenvolver ações sistemáticas, de acordo com suas habilidades pessoais e disponibilidade de tempo, em apoio a projetos viabilizados pelo Instituto Unibanco. A iniciativa foi incrementada, a partir de 2007, com a missão assumida pela instituição de contribuir para o desenvolvimento humano de jovens em situação de vulnerabilidade, investindo na qualificação do ensino médio público.

A partir desse direcionamento, os colaboradores passaram a se dedicar a ações vinculadas aos projetos Jovem de Futuro e Entre Jovens, mantidos pelo Instituto Unibanco, atuando em atividades de suporte a escolas públicas do ensino médio beneficiadas por esses programas, em diversas regiões do país.

Últimas notícias

1bc0df26 fa82 439c 9a2e 6b29db7cf680

Vamos conversar sobre o Estudar Vale a Pena?

Quer saber mais sobre o Estudar Vale a Pena? Então clique aqui e inspire-se com a nossa entrevista exclusiva com dois voluntários dessa ação.

ler mais...

Ed1e96be 8f2c 4ad1 914b 71d421943d5f

As inscrições para o Estudar Vale a Pena 2015 estão abertas. Faça parte desse time!

As inscrições para o Estudar Vale a Pena 2015 ainda estão abertas. Clique aqui e inspire-se com o vídeo do Ronaldo para fazer parte dessa ação :)

ler mais...

60a14d42 5f67 4cf1 bacb 05e3015775a2

Incentive ONGs a participar da 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef

O Prêmio Itaú-Unicef, há 20 anos, valoriza a parceria entre ONGs e escolas públicas no desenvolvimento de projetos que promovem a educação integral. Participe dessa iniciativa você também! Clique aqui para saber como.

ler mais...

C549f77c bdfb 4637 ad82 5afd789a56e3

Estão abertas as inscrições para a formação de mediadores de leitura do Itaú Criança 2015

Educação é responsabilidade de todos. Pais, avós, tios, voluntários… Todos a sociedade deve participar. O programa Itaú Criança foi criado para reafirmar o direito à educação e lembrar que existe uma ótima manteira de todo mundo fazer a sua parte: ler para uma criança. Quer saber mais? Clique aqui.

ler mais...