Encontro de Comitês reúne voluntários para celebração e planejamento de ações

04/12/2018 11:30

Realizado no dia 24 de novembro no município de Atibaia (SP), o Encontro reuniu 199 representantes de 38 Comitês Mobiliza Itaú do Brasil. 

Com uma programação repleta de atividades, o Encontro visou promover momentos formativos, de compartilhamento de experiências e integração entre os Comitês, além de apresentar uma retrospectiva das ações desenvolvidas no ano e a estruturação do Programa de Voluntariado no próximo ano.

A abertura do Encontro foi realizada pela superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann, que deu as boas-vindas aos presentes, num bate-papo acompanhada de Camila Feldberg, Gerente de Fomento da instituição. Ambas compartilharam com o público suas experiências como voluntárias e como o comprometimento dos voluntários é importante para o alcance da missão da Fundação que é contribuir para a melhoria da educação pública. Dando continuidade, Camila apresentou a estrutura da Fundação Itaú Social.

                                                      

 

Logo após, Luciana André anunciou a nova responsável pelas ações junto aos Comitês, Juliana Ioshimatsu, que fez uma breve retrospectiva das principais ações desenvolvidas pelo Programa de Voluntariado em 2018.

Na sequência, os Comitês foram convidados a rememorar as principais ações promovidas e fazer uma avaliação sobre o que pode ser aprimorado no planejamento de 2019, primeiro dentro dos grupos de Comitês e, em um segundo momento, agrupados em diferentes Comitês.

Em outro momento de compartilhamento de experiências, os voluntários participantes da formação piloto “O papel do voluntariado no território”, oferecida presencialmente aos Comitês de Fortaleza e de São Paulo e virtualmente para todos os Comitês apresentaram o aprendizado absorvido, assim como também foram apresentados os projetos concebidos pelos Comitês de São Paulo e Fortaleza, a serem desenvolvidos junto às suas instituições parceiras no ano de 2019.

Na parte da tarde, os voluntários vivenciaram dois momentos formativos: a palestra da especialista e Profª Isa Maria Guará, com o tema: "Proteção social, o papel das OSCs e a importância dos territórios para a estruturação de ações", como uma forma de impulsionar os Comitês a refletirem sobre as ações voluntárias nas organizações da sociedade civil e seu contexto no território; e a oficina sensibilizadora conduzida pelo educador e palhaço Cláudio Thebas,  que visou reforçar a importância da escuta e do fortalecimento das relações entre as pessoas.

 

                                                   

      

Finalizadas as falas, Camila Feldberg apresentou as perspectivas do Programa de Voluntariado para 2019, e de programas da Fundação Itaú Social que serão retomados com novo desenho, a exemplo do Comunidade, presente!.

Ao final do dia, os voluntários foram convidados a se reunirem novamente em seus Comitês e, a partir de todo o conteúdo vivenciado ao longo do dia, iniciarem a formulação do plano de ação que deverá nortear as atividades de cada Comitê no próximo ano.  

 

                                    

Para ver mais fotos, clique aqui!

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se