Voluntários Itaú Unibanco participam da seleção do Leia para uma Criança 2019/2020

25/03/2019 16:25

Nos últimos dias 13  e 14 de fevereiro, voluntários dos Comitês Mobiliza Itaú de Anápolis, Brasília, Londrina, Maringá e Rio de Janeiro se reuniram na cidade de São Paulo para participar da Comissão Nacional, umas das etapas da seleção dos títulos que integrarão o programa Leia para uma Criança em 2019 e 2020.

Reunidos com representantes de organizações da sociedade civil, especialistas, mediadores de leitura e educadores, o grupo participou de um processo formativo e conheceu mais detalhadamente a proposta do programa, seus critérios de seleção e participou da análise dos títulos inscritos no edital.  

Com o objetivo de realizar processos cada vez mais participativos de seleção e promover oportunidades formativas para os voluntários, a equipe do Programa de Voluntariado Itaú Unibanco e do Programa Leia para uma Criança procurou envolver membros de Comitês que já desenvolveram ações de mediação ao longo dos últimos anos.

“Uma das melhores experiências da minha vida”

O voluntário Eduardo Tomáz, membro do Comitê Mobiliza Itaú do Rio de Janeiro, falou com entusiasmo sobre ter participado da seleção: “uma das melhores experiências da minha vida”, declarou. A possibilidade de atuar junto com um grupo diverso, qualificado e com experiências distintas foi um dos aspectos que mais chamou a atenção de Tomáz: “Honrado em compor um time com tamanha capacidade intelectual, desenvoltura técnica, diversidade cultural.”.

Para Joagna Dias Gomes, voluntária do Comitê de Brasília, a participação na Comissão “foi uma experiência enriquecedora, uma das melhores já vividas! Sou voluntária em mediações há 5 anos e pude olhar os livros de uma forma diferente participando da Comissão Nacional 2019.”

                                                                             

Questionado sobre se a participação na Comissão contribuirá de alguma forma para suas práticas de mediação de leitura e desenvolvimento de atividades relacionadas ao universo literário, Eduardo mencionou que o encontro proporcionou inúmeros insights para melhorar a atuação com as crianças/adolescentes nas ações voluntários realizadas. “Tão logo retornei das atividades, compartilhei com nosso grupo as experiências, a multiplicação de saberes. Não tenho dúvidas da relevância, da utilidade constante. Não cabe em relatos a magnitude da vivência”.

Sobre o Leia para uma Criança

O programa Leia para uma Criança foi criado em 2010. Desde então, foram distribuídos mais de 53 milhões de livros impressos,  mais de 14 mil livros em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual e 2000 em múltiplos formatos acessíveis

Nesse mesmo período, foram distribuídos outros 3 milhões de livros selecionados pelo programa e destinados a espaços educativos como bibliotecas, escolas, organizações da sociedade civil e instituições de assistência social, além de oferecer formações sobre mediação de leitura.

O programa é uma das principais ações de incentivo à leitura desenvolvidas pelo Itaú Social e desde 2017 conta com a coordenação técnica da Associação Vagalume, instituição de referência na promoção de leitura e gestão de bibliotecas comunitárias, para o desenvolvimento da seleção dos títulos da Coleção.

Enquanto você aguarda o lançamento da Campanha 2019, conheça aqui 10 títulos de livros disponíveis em formato digital que podem ser acessados e baixados no celular e em tablets.

 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se