Encontro de Comitês Mobiliza Itaú 2019 reúne voluntários de todas as regiões do Brasil

03/05/2019 13:59

Nos dias 12 e 13 de abril, o Encontro de Comitês Mobiliza Itaú 2019 reuniu, na cidade de São Paulo, representantes de 36 dos 39 comitês de voluntariado de todo o país. Na ocasião, foi oficializada a formação de um novo grupo de voluntários: o Rio Multiplica (RJ), que reúne voluntários dos municípios do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

Os comitês são grupos organizados territorialmente, compostos por colaboradores Itaú Unibanco interessados em realizar ações voluntárias. Para viabilizar suas propostas, os grupos têm acesso a processos formativos e são acompanhados pelo Itaú Social e pela consultoria técnica do Instituto de Políticas Relacionais (IPR).

Realizado anualmente, o Encontro permite aos grupos compartilhar suas experiências e participar de formações, contribuindo para a criação de novas ações e fortalecendo a atuação nos territórios. A reflexão conjunta sobre as práticas realizadas visa qualificar as iniciativas, além de contribuir para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil e escolas apoiadas pelos voluntários.                                       

A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, abriu o encontro no dia 12 com as boas-vindas aos participantes. A programação seguiu com apresentação dos programas do Itaú Social, do Instituto Unibanco e do Banco Itaú que oferecem oportunidades de ações voluntárias.   

No sábado, os voluntários puderam conhecer o resultado de uma pesquisa com panoramas do voluntariado empresarial no mundo, formulada pela Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social e apresentada por Claudia Sintoni. Já com foco na experiência de uma organização da sociedade civil que possui parcerias com programas de voluntariado empresariais, Celina Mendes, do Centro Social Carisma, de Osasco (SP), esteve presente para compartilhar os desafios e as possibilidades dessas parcerias.

          

 

Ainda na parte da manhã, os voluntários participaram de oficinas de formação cujas temáticas foram definidas a partir do processo de escuta junto ao grupo procurando mapear suas principais necessidades, sendo elas ações de mediação de leitura, brincadeiras e recreações, captação de recursos e dinamização de grupos.

       Oficina de Mediação de Leitura   

No período da tarde, foi apresentado o novo Guia de Comitês, documento de apoio e orientação às ações desenvolvidas pelos voluntários. Na sequência, os membros dos 36 Comitês se reuniram nos seus grupos para revisitar seus planos de ação, avaliar suas práticas e planejar as atividades que serão realizadas em 2019 em cada uma de suas localidades.

Novidade

No encontro, os voluntários puderam conhecer a data da Ação Voluntária Global, que acontecerá entre os dias 07 e 14 de setembro. O evento promove uma agenda de mobilização dos Comitês e de outros voluntários do Itaú no Brasil e nos países da Latam (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai), com o desenvolvimento de ações junto às suas organizações parceiras.  

 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se