A importância do trabalho de cada voluntário

20/07/2005 13:18


Nos bairros e comunidades, nos grupos de auto-ajuda e nos clubes, nas associações culturais e esportivas, nas instituições sociais e nas empresas, nas igrejas e outras instituições religiosas, um número imenso de pessoas se ajudam umas às outras e ajudam a quem está em situação mais difícil. Ainda que não se chamem a si mesmos de voluntários.

Os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas.

Ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem a todos em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor.

Pelos benefícios que traz para o próprio voluntário, para as pessoas com quem o voluntário se relaciona, para a comunidade e a sociedade como um todo, é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido.

Este é o objetivo do Programa Itaú Voluntário.

Aqui você, que já é voluntário, encontrará espaço para contar a sua história, compartilhar a sua experiência. Você vai conhecer o que outros voluntários estão fazendo e aprender com eles. Aqui você terá oportunidade de trocar informações, identificar novas oportunidades de ação e planejar iniciativas. Também terá acesso a serviços e ferramentas capazes de melhorar a qualidade e o alcance das ações voluntárias.

Este portal é seu.Você é quem que vai e faz, quem forma um pequeno grupo e começa a trabalhar, quem responde à necessidade de uma instituição, quem participa de movimentos e campanhas. Você que, com sua criatividade e generosidade, constrói a cada dia um país melhor.

Agora, cabe a você transformar seu desejo de participar em ação.
Veja as Possibilidades de Atuação!

Últimas notícias

5 motivos para comemorar os 30 anos do Dia Nacional do Voluntariado

56abc6e5 a291 4e49 a5c3 7fa7d58903cd

Você sabia que dia 28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado? Esse ano comemoramos 30 anos da instituição da data! Motivos para celebrar não faltam, mas separamos 5 pra você.

Você faz a nossa conexão com a comunidade

D010166b 6759 4783 b358 3cadb457c570

Só há desenvolvimento onde existe interação de pessoas. Você pode fazer a conexão do Comunidade, Presente! a projetos sociais de organizações que estão ao redor de nossas agências. Quer saber mais? Então clique aqui e conheça.

Fundação Itaú Social organiza encontro dos Comitês Mobiliza Itaú

8b27b641 01a2 4ab6 bdc0 be29602fd580

Evento foi realizado nos dias 1º e 15 de agosto e reuniu 32 Comitês de todo o país.

Seja voluntário na ação Uso Consciente do Dinheiro

Bda8c7b0 a2b8 4fa2 8a17 60834d0d324d

Que tal somar forças a mais de 500 voluntários inscritos na ação do Uso Consciente do Dinheiro? Clique aqui e assista o convite da Denise Hills pra você!