O que é e como funciona este portal?
Este portal é uma rede social que promove a colaboração entre voluntários e pessoas interessadas em agir pelo bem comum. Quem já é voluntário pode divulgar suas ações em busca de colaboração e quem quer ser voluntário pode participar das ações publicadas por outras pessoas. O importante é que todos têm autonomia de sugerir suas próprias formas de atuação através das Ações Voluntárias.

Como faço para me cadastrar no Portal?
Se você é colaborador da empresa, basta clicar em Quero ser voluntário / Cadastre-se no menu da página inicial. Se você não trabalha na empresa, precisa ser convidado por um funcionário.

Acabo de me cadastrar no site e quero participar de ações voluntárias. Por onde eu começo?
Clique em “Ações voluntárias”, no menu superior, e veja todas as ações disponíveis para participação. Nesta página você encontrará não só as ações promovidas pela empresa, mas também as ações independentes, promovidas por seus colegas. Caso não encontre nenhuma ação que esteja relacionada à causa pela qual você se interessa, você pode criar sua própria ação independente!

Gostaria de engajar voluntários para uma ação ou uma causa pela qual acredito. Como devo fazer?
A criação de ações voluntárias é uma forma muito eficiente de engajar voluntários para uma causa. Quando você cria uma ação, ela fica disponível para todos os usuários, que podem se cadastrar e participar. Para criar, basta clicar em “Criar nova ação” em sua página de perfil. Para tanto, você precisa estar logado.

Algumas dicas de ações pessoais que você pode criar:
• Evento beneficente para uma organização que você apóie
• Doação de roupas, livros, alimentos e outros produtos para determinada instituição
• Visitas recreativas a creches, abrigos, hospitais e escolas
• Ações de cyberativismo, ou seja, assinatura de petições on line ou campanhas como o Clickarvore, do SOS Mata Atlântica
• Mutirões de limpeza ou reforma de alguma instituição
• Convite para mutirões de reflorestamento ou feiras de adoção de animais
• Convite para movimentos de extensão mundial, como a Hora do Planeta

Sou cadastrado no site e gostaria de divulgar uma instituição com a qual estou envolvido. Como devo proceder?
Você pode criar uma página para esta instituição. Para criar, basta clicar em “Criar nova instituição” em sua página de perfil e, em seguida, preencher os dados da instituição no formulário. Para tanto, você precisa estar logado. Após criar a instituição, você poderá criar ações independentes e relacioná-las à instituição.

Como faço para criar um post e deixá-lo visível na página de uma ação?
Para isso, é necessário relacionar um post do seu blog à ação desejada. Ao criar ou editar um post de seu blog, escolha a ação desejada na aba “Relacionar”. Assim, o seu post aparecerá na página da ação e será encontrado por outros participantes com mais facilidade. Importante: dentre as opções de ação, aparecerão apenas aquelas das quais você participa, e não todas as ações existentes no site.

Não sou funcionário da empresa, mas gostaria de divulgar minha instituição no site. É possível?
Infelizmente não, pois este portal é restrito aos funcionários da empresa e convidados. No entanto, você pode cadastrar sua instituição no Portal do Voluntário em www.portaldovoluntario.org.br, que não possui restrições e tem mais de 70 mil usuários cadastrados.

Não sou funcionário da empresa, mas gostaria de trabalhar voluntariamente em ações deste portal. É possível?
Infelizmente não, pois este portal é restrito aos funcionários da empresa e convidados. No entanto, você pode se cadastrar no Portal do Voluntário em www.portaldovoluntario.org.br, que não possui restrições e tem mais de 70 mil usuários cadastrados.

Posso convidar amigos para o portal?
Sim. Os funcionários da empresa podem convidar não-funcionários, que terão um perfil de convidado. Para fazer o convite, o primeiro passo é fazer o login. Em seguida, aparecerá, na sua página de perfil (abaixo da sua foto), o botão Convidar para o V2V. Por fim, digite o nome e o e-mail do amigo que gostaria de convidar. Ele receberá a mensagem no endereço que você indicou.