Perguntas Frequentes

A Rede de Ações Sociais Itaú reúne oportunidades de atuação e ações voluntárias  promovidas pelo Itaú Social, Instituto Unibanco e por colaboradores voluntários. O portal é voltado para colaboradores, aposentados Itaú e suas redes de contatos mobilizadas para o desenvolvimento de ações voluntárias. Aqui você pode ter acesso a notícias e interagir com outros voluntários. Você pode compartilhar experiências, conhecer o que outras pessoas estão fazendo e divulgar as ações que você e seus colegas estão promovendo. 

É importante ressaltar que tudo o que você compartilha ajuda a Fundação Itaú Social a ter noção do que está acontecendo e criar um programa cada vez mais conectado às práticas dos voluntários. É um ambiente para inspirar e ser inspirado!


1) Como faço para me cadastrar no Portal?

Se você é colaborador(a) ou aposentado(a) Itaú Unibanco ou foi convidado por alguém, é só clicar em "Entrar" ali no canto superior direito do site, clique no botão “Criar conta” e depois preencha seus dados. Pronto! Você receberá um e-mail com um link de acesso para poder entrar e navegar por todo o Portal.


2) Ixi, não recebi o e-mail de acesso ao portal. E agora?

Dá uma olhada na caixa de Spam do seu e-mail. Se ainda assim não tiver recebido, entre no Portal novamente, clique no botão “Entrar” e em seguida no botão “Acesso sem senha”, digite seu e-mail cadastrado e clicar em “Enviar” para receber um token de acesso ao portal. Caso ainda não receba esse e-mail, entre contato pelo Fale Conosco que a gente te ajuda a descobrir o que aconteceu.


3) Ok, acabei de me cadastrar no site e quero participar das ações. Por onde eu começo?

Visite a página de Comitês em Ações > Navegar por Comitês. Lá você pode conferir se há um Comitê Mobiliza Itaú formado por voluntários na sua cidade ou mesmo no seu local de trabalho, e verificar as ações que ele está promovendo. Caso não possua, você também pode acessar todas as ações cadastradas, verificar se não há uma ação próxima a você ou compatível com os seus objetivos.  Além disso, você também pode propor uma nova ação e motivar seus colegas a participar! 

Para participar de uma ação, basta acessar a ação que deseja participar e então clicar em “Quero Participar”. Simples assim!


4) Estou promovendo uma ação e queria mobilizar a participação de outros voluntários. Como devo fazer?

Você pode publicar sua ação na Rede e compartilhar também em outras plataformas e aguarde os voluntários interessados se inscreverem. 

Ao criar uma ação, procure trazer o máximo de informações possíveis, inserir uma imagem que comunique o que será desenvolvido e que chame a atenção de mais voluntários, animando-os a participar. Se você for de algum Comitê, não esqueça de vincular a ação a ele!


 5) Como eu faço para postar fotos dentro da ação?

Para publicar uma foto na ação, você deve:

  1. Acessar a página da ação que está participando;

  2. Clicar na aba “Fotos e Documentos”;

  3. Clicar em “Fotos” (ícone de upload, nuvem com seta para cima);

  4. Selecionar o(s) arquivo(s) que desejar subir*;

  5. Escrever uma legenda para a(s) foto(s) (se desejar);

  6. Clicar em "Concluir".

*Extensões aceitas: JPG, JPEG, GIF ou PNG.e com no máximo de 10MB por foto.


6) Como apago/edito uma foto ou legenda, que tenha subido por engano?

Para editar ou apagar uma foto na ação, você deve:

  1. Acessar a página da ação que está participando

  2. Clicar na aba “Fotos e Documentos”

  3. Clicar em “Editar/Excluir”

  4. Para apagar a foto clique no ícone da lixeira e confirme clicando no "OK"

  5. Para editar a legenda, clique na caixa de texto e escreva sua nova mensagem e confirme clicando em "Concluir"


7) E depois que a ação for concluída, eu tenho que fazer alguma coisa?

Somente quem pode publicar os resultados na ação é o Líder da ação no Portal. Portanto, se você não for o Líder não terá permissão para inserir esses dados. Caso você seja o Líder, você deve:

  1. Acessar a Página da sua ação no Portal

  2. Clicar na aba de “Resultados”

  3. Clique na opção "Inserir/Editar Resultados" e insira os resultados parciais, para salvar clique em "Salvar Resultado"

  4. Agora se desejar realizar o reporte final e encerrar a ação, clique em "Concluir Ação" e insira os dados finais. Nesse caso a ação aparecerá como finalizada

  5. Ao selecionar o botão “Concluir ação” os resultados serão computados e sua ação aparecerá como realizada, não sendo mais possível que novas pessoas se inscrevam na ação* 

*Importante: Quando uma ação é marcada como “Finalizada” não é possível mais alterar os resultados dela, apenas se você reabri-la (este procedimento é possível caso o Tema ainda esteja aberto, depois que o Tema é marcado como “Realizado” não há mais possibilidade de reabrir ou alterar qualquer ação).


8) Como excluir uma ação?

Para excluir uma ação você deve:

  1. Acessar a página da ação que você lidera*;

  2. Clicar em “Editar” no menu Gerenciar Ação;

  3. Clique na lixeira e confirme que deseja deletar a ação.

*Somente o líder da ação é que tem permissão para excluí-la.

Importante: Se ação foi excluída por engano ela não poderá ser recuperada e terá que ser cadastrada novamente.


9) Posso escolher alguém para ser líder da ação comigo?

Isso vai depender das regras do tema que a sua ação está cadastrada, porém se esta possibilidade for permitida, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acessar a página da ação que você lidera*;

  2. Clicar em “Gerenciar Participantes” no menu Gerenciar Ação;

  3. Clique em um dos participantes listados, ou procure pelo participante que deseja pela caixa de busca.

  4. Ao selecionar a pessoa você pode escolher se a incluirá na ação como Líder ou Participante.

*Somente o líder tem a possibilidade de incluir outros líderes na ação.


10) Como incluo alguém em uma ação que lidero?

Isso também vai depender das regras do tema que a sua ação está cadastrada, porém se esta possibilidade for permitida, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acessar a página da ação que você lidera*;

  2. Clicar em “Gerenciar Participantes” no menu Gerenciar Ação;

  3. Clique em um dos participantes listados, ou procure pelo participante que deseja pela caixa de busca.

  4. Ao selecionar a pessoa você pode escolher se a incluirá na ação como Líder ou Participante.

*Somente o líder tem a possibilidade de incluir outros participantes na ação.


11) Como deixar de participar de uma ação?

Para deixar de participar de uma ação você deve:

  1. Acessar a página da ação da qual deseja sair;

  2. Clicar sobre o botão “Inscrito”;

Confirme que deseja deixar de participar e o botão passará a marcar “Quero Participar!” novamente confirmando que você não está mais inscrito naquela ação.


12) Eu me excluí da ação por engano como posso voltar a participar?

Caso tenha feito o procedimento de saída da ação por engano, basta clicar sobre o botão “Quero Participar!”. Ele passará a marcar “Inscrito” e você voltará a fazer parte do grupo da ação.


13) Como eu faço para encontrar algum conteúdo dentro do Portal?

Precisa encontrar alguma coisa no Portal? Um amigo, uma ação específica ou uma notícia? Então use a ferramenta de busca.

Clique na lupa que está localizada no topo do site, a direita, e em seguida digite o que está procurando.

O Portal irá lhe trazer tudo o que existe dentro do site relacionado a palavra que você buscou. Os resultados mais relevantes virão categorizados por: Ações, Voluntários, Documentos, Páginas e Notícias, mas você ainda pode clicar em ver todos na categoria de seu interesse e ver mais resultados, caso o que esteja buscando não esteja nessa lista inicial de sugestão.


14) Esqueci minha senha, e agora?

Não tem problema! Faça um acesso sem senha. 

Clique no link “Acesso sem senha” na página principal do login.

Nós enviaremos para você um e-mail com link de acesso ao portal. Caso não encontre a mensagem na caixa de entrada, verifique a Caixa de Spam,  Lixo Eletrônico ou pasta Updates, no caso do Gmail.


15) Como faço para cadastrar ou alterar minha senha?

  1. Clicar em “Editar perfil”

  2. Clicar em "Minha senha"

  3. Digite nova senha 

Em seguida clique no botão “Salvar"


16) Como alterar/incluir outro e-mail?

  1. Clicar em “Editar perfil”

  2. Clicar em “Minhas credenciais”

  3. Clicar em “Novo E-mail”

  4. Digite seu novo e-mail no campo "E-mail" e “Confirmar E-mail”

  5. Em seguida clique no botão “Salvar”

  6. Será enviado uma confirmação para o e-mail incluído.

  7. Clique no link enviado para acessar o portal.

  8. Pronto! A partir de agora, você poderá acessar o portal usando ambos os e-mail.

Importante: As notificações da rede serão enviadas para o e-mail que estiver marcado como “E-mail principal”


 17) Como alterar minha foto de perfil?

  1. Clicar em “Editar perfil”

  2. Clicar em "Minha Foto de Perfil"

  3. Fazer o upload da foto escolhida

  4. Centralizar como desejar

  5. Em seguida clique no botão “Salvar"


 18) Como alterar meu nome?

  1. Clicar em “Editar perfil”

  2. Clicar em ”Meu Dados Gerais"

  3. Alterar os campos “Nome” e/ou “Sobrenome":

  4. Em seguida clique no botão “Salvar”


 19) Como alterar minha localização?

  1. Clicar em “Editar perfil”;

  2. Clicar em ”Meu Dados Gerais"

  3. Alterar o campo “Cidade"

  4. Em seguida clique no botão “Salvar"


 20) Como alterar minha descrição?

  1. Clicar em “Editar perfil”

  2. Clicar em ”Meu Dados Gerais"

  3. Alterar o campo “Descrição"

  4. Em seguida clique no botão “Salvar"


 21) Como escolher ou editar os ODS que me interessam?

  1. Clicar em “Editar perfil”

  2. Clicar em ”Meus ODS"

  3. Clique sobre todos os objetivos que te interessem. Não há número mínimo e o número máximo é o total de opções de objetivos expostos na plataforma.

  4. Em seguida clique no botão “Salvar"

Sempre que desejar incluir ou retirar um objetivo, basta repetir o procedimento e clicar em "Salvar" ao final do processo.


 22) Como encontrar amigos na Rede?

Para encontrar amigos clique na lupa que está localizada no topo do site, a direita, e em seguida digite o nome que está procurando, ou então clique em "Meus Amigos" no menu a direita que abre quando você clica em sua foto de perfil.


 23) Como faço para convidar amigos e familiares?

1) Ao fazer o login no site, clique no seu usuário que aparece no topo do site, à direita, e escolha no menu a opção "Convidar para a Rede”.

2) Na tela seguinte, insira o(s) e-mail(s) da(s) pessoa(s) que deseja convidar, separando por vírgulas

Pronto! A pessoa receberá um convite por e-mail para se cadastrar. Feito o cadastro, ela receberá um e-mail com um link de acesso ao site. Após clicar no link, já estará participando da nossa rede. Ah, e você também recebe um e-mail informando que seu convidado aceitou o convite. Assim, todos os seus amigos que sempre quiseram contribuir na transformação do mundo irão fazer parte deste movimento!


24) Não quero mais participar da rede. O que faço para apagar minha conta?

Que pena, sentiremos sua falta! Mas você poderá voltar quando quiser. Se quiser apagar sua conta, Fale Conosco e cuidaremos disso.


Ainda tem dúvidas? Escreva para nós através do Fale Conosco.

Seja bem-vindo e boa navegação! :)