Institucional

Programa de Voluntariado Itaú Unibanco

O Itaú Social acredita na educação como uma porta aberta repleta de conhecimentos e possibilidades por meio da qual crianças, adolescentes e jovens podem se desenvolver e construir suas próprias trajetórias e projetos de vida. Mas é preciso engajar e mobilizar toda a sociedade para participar das mudanças que queremos ver acontecendo no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso país e no mundo todo. 

A Rede de Ações Sociais Itaú* tem como objetivo central envolver colaboradores e suas redes de contato na construção de soluções que interessam à coletividade e promovam a transformação social.

É aqui que são divulgadas as ações institucionais e as promovidas pelos Comitês Mobiliza Itaú.  É aqui também que os voluntários divulgam o que têm feito nos quatro cantos do país. 

Você também pode encontrar orientações sobre voluntariado, participação social e relatos inspiradores para o desenvolvimento de novas ações no seu contexto. 

Venha fazer parte desta rede!

Você pode acessar esta plataforma de qualquer lugar, inclusive do seu celular, por meio do nosso web app. E claro, poderá convidar seus amigos e familiares, pois quanto mais gente envolvida, maior será a transformação. 


*Esta plataforma é exclusiva para colaboradores, aposentados Itaú e suas redes de contatos. Caso este não seja seu caso, você poderá navegar nos conteúdos e conhecer mais sobre orientações para o voluntariado e notícias sobre o que colaboradores Itaú têm feito, mas não conseguirá se cadastrar nem participar das ações publicadas aqui. 


Programas do Itaú Social e do Instituto Unibanco 


Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações.

Juntamente com uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores, trabalha para que municípios, estados e União se unam para entregar aquilo que é direito de todos: acesso à educação, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.


Por entender que a educação pública demanda uma organização coletiva, o Itaú Social convida todos os interessados para, juntos, criar e fazer prosperar um Polo de Desenvolvimento Educacional, de forma que seja possível formar cidadãos capazes de construir a nação que todos almejam.

A trajetória do Itaú Social começa em 1993, quando o Banco Itaú criou o Programa de Ação Comunitária (posteriormente Programa Itaú Social). Sete anos depois, em 2000, o projeto ganhou maior amplitude com a instituição do Itaú Social, contribuindo para o desafio de garantir os direitos de crianças e adolescentes por meio da educação.


Instituto Unibanco

Fundado em 1982, o Instituto Unibanco é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua para a melhoria da qualidade da educação pública no ensino médio, por meio da gestão da educação - que valoriza a diversidade, conecta ideias e acelera as transformações - com o foco em garantir o direito à aprendizagem de todas e todos os estudantes.


Programas 


Comunidade, Presente!

O programa Comunidade, Presente! disponibiliza recursos financeiros pontuais para a melhoria da infraestrutura de organizações da sociedade civil. Organizações de base comunitária que atuam no campo da educação com crianças, adolescentes e jovens e Associações de Pais e Mestres de escolas públicas podem inscrever solicitações de apoio para a aquisição de equipamentos, de materiais permanentes e a realização de pequenas reformas.

Assim, esperamos contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento das ações desenvolvidas pelas organizações e para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Os voluntários do Itaú Unibanco podem participar apoiando o processo de análise das solicitações e acompanhando os desdobramentos do apoio.

Se quiser saber um pouco mais, acesse o regulamento do Comunidade, Presente! em:

https://comunidadepresente.itausocial.org.br/documentos/comunidade-presente-regulamento-2019.pdf


Destinação de Imposto de Renda (IRPF)

Realizamos anualmente a Campanha Destinação IRPF, que tem como objetivo incentivar os(as) colaboradores(as) do conglomerado Itaú Unibanco a destinarem até 6% do IR devido a projetos selecionados via Edital de Apoio aos Conselhos e Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os projetos apoiados destacam-se pela capacidade de promover a melhoria do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e por contribuírem para a evolução dos municípios brasileiros. Além da destinação dos recursos, acompanhamos e monitoramos os projetos beneficiados, reportando os resultados e impactos positivos.

Saiba mais em https://portalcorp.itau-unibanco/sites/feitoparamim/pt/acoessociais/itau--crianca/Paginas/destinacao_nova.aspx


Estudar Vale a Pena (EVP)

O EVP é uma ação de voluntariado que visa estimular os(as) estudantes de escolas públicas a refletirem sobre seus projetos de vida, demonstrando a importância da permanência na escola e da conclusão do Ensino Médio para a construção de visões e aspirações. A ação é desenvolvida atualmente nos estados de São Paulo e Espírito Santo por colaboradores(as) voluntários(as) e seus convidados(as), que participam de formação prévia e recebem material de apoio para a realização de atividades com os(as) estudantes(as) nas escolas, como dinâmicas, jogos e trocas de experiências em salas de aula.

Saiba mais em: https://www.institutounibanco.org.br/estudar-vale-a-pena/


Prêmio Itaú-Unicef

O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa nossa e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,cujos objetivos são mobilizar, fomentar e dar visibilidade às iniciativas de Organizações da Sociedade Civil que trabalham em prol dos direitos decrianças, adolescentes e jovens, por meio da articulação de diferentes atores do território e da valorização da diversidade humana para o enfrentamento das desigualdades na perspectiva da educação integral e inclusiva.

O Prêmio acontece a cada dois anos e os(as) voluntários(as) podem indicar organizações a participar, apoiá-las no processo de inscrição e, também, podem compor a Comissão de Avaliadores do Prêmio Itaú-Unicef, apoiando a seleção das organizações finalistas.


Saiba mais em: http://www.premioitauunicef.org.br 

 

Programa Letras & Números

O Programa Letras & Números constitui um conjunto de subprogramas e projetos que traz como eixo centralizador o letramento como direito, entendido como processo de apropriação dos usos da leitura, da escrita e da matemática  nas diferentes práticas sociais, com o objetivo de atender  as necessidades da vida real do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão. São quatro os subprogramas que o compõem: Escrevendo o Futuro, Leia para uma Criança, Prazer em Ler e Matemática.

No Escrevendo o futuro e no Leia para uma Criança, os voluntários podem participar, por meio das comissões para seleção dos textos dos alunos e para seleção dos livros, respectivamente.


Para saber mais, acesse:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/ e

https://www.itau.com.br/leiaparaumacrianca